Desvendando Crono Cross (do PS1) (continuação do Crono
Trigger do snes)
Chrono Cross tem uma historia complexa, o jogo é a sequencia de Chrono Trigger (embora muitos acreditem que não, é sim), vamos então para a historia na verdade eu apenas traduzi e resumi o artigo em inglês do site punctualdork.com
Estamos levando em conta que você já conhece a historia de Chrono Trigger, vamos focar em Crono Cross. Crono Cross é centrado na vida de um jovem homem de cabelos azuis que vive no pequeno vilarejo de Arni, chamado Serge (nosso protagonista), os outros personagens centrais como (Kid, Lynx, FATE, Schala, Time Devourer, Dragon God, etc) tem historia atada totalmente ao Serge.
Serge (personagem principal)
A existência do Serge é uma contradição entre as dimensões e põe em movimento o conflito primário de Chrono Cross. Aos três anos de idade, Serge foi atacado por uma pantera demônio e, no desespero de seu pai para cura-lo, foi exposto à Frozen Flame - um pedaço de Lavos (O "destruidor do mundo" antagonista parasitário de Chrono Trigger) que se separou do organismo e ainda serve como um comunicador com a criatura. Com isso Serge foi curado e desegninado como controlador desta reliquia, fazendo com que o super computador FATE perdesse a capacidade de obter poder da Frozen Flame, com isso o Fate quer matar o Serge.
Este é o evento chave na história dividindo o Mundo em duas dimensões distintas: (1) "Homeworld" onde Serge sobreviveu à tentativa de afogamento e continuou com sua vida, e (2) "Another World (do inglês outro mundo)", que é a "real" história do que aconteceu (onde Serge morreu).
Kid e a viajem no tempo
Kid é a filha-clone de Schala mandada ao mundo moderno (irmã do Magus de Chrono Trigger). No Ocean Palace, Schala foi consumida em um vortex dimensional que a levou para as Trevas. Além do Tempo junto com a Mammon Machine destruída. Lá, onde Lavos se põe derrotado por Crono, ela foi absorvida pelo monstro, resultado na criação de uma entidade conhecida como Time Devourer. O puro ódio de Lavos preencheu a mente dela, e ela ficou dividida entre querer destruir tudo o que existe ou salvar o mundo. Enquanto Schala ficava presa a Lavos, ela ouviu Serge chorando por ter sido ferido pela pantera demônio e se esforçou para fazer contato com aquele período do tempo. Causando a tempestade magnética que anulou os sistemas de energia de Chronopolis (o complexo que alojava FATE e a Frozen Flame) e permitiu que Serge e seu pai encontrassem a Frozen Flame, assim o curando e o tornando “controlador” da Frozen Flame.
Antes do ódio de Lavos tomar sua mente totalmente,Schala se clonou na forma da Kid e mandou o bebê a Lucca. Após sobreviver os eventos de Chrono Trigger, Lucca transformou sua casa em um orfanato enquanto ela continuava suas pesquisas sobre os Time Eggs. Em certo ponto, Lucca deu um protótipo de Time Egg para Kid junto com um Amuleto Astral (permitindo que ela viaje entre dimensões paralelas na Opassa Beach). Então uma tragédia ocorreu no orfanato quando Lynx e Harle o incendiaram e sequestraram Lucca em uma tentativa de desarmar o Prometheus Circuit (o amigo dela, Robo) que estava mantendo a Frozen Flame selada.
Kid sobreviveu ao ataque no orfanato e jurou vingança contra Lynx. Ela também passou a roubar e viver a vida de um "Radical Dreamer", até ser contatada por Belthasar (o Guru da Razão, em Chrono Trigger) e foi instruída para voltar no tempo e salvar um jovem garoto (Serge) de se afogar. Após salvar a vida de Serge o Mundo foi dividido em duas dimensões e a historia foi de Kid foi reescrita, levando Kid a se esquecer como viajar no tempo e também esquecer sobre Serge. E reencontrou Serge por acaso após ouvir a ordem dada aos Dragoons por Lynx de prender um "Garoto-fantasma" na Cape Howl (onde o jogador a encontra na primeira vez).
Lynx é o Wazuki (o pai de Serge)
![]() |
Lynx |
No Another World, FATE fundamentou que Serge iria viajar entre as duas dimensões no futuro, e Lynx foi mandado para orquestrar os eventos para tomar vantagem deste fato. Lynx foi Porre e então para Viper Manor para colocar os dois grupos um contra o outro, usando sua sabedoria da Frozen Flame para despertar o interesse deles.
![]() |
Lynx após assumir o corpo do Serge |
Chronopolis e o supercomputador FATE
![]() |
FATE |
Dinopolis, a terra dos Dragonians (uma evolução dos Reptites de Chrono Trigger ), foi deslocada para a Keystone Dimension pelo planeta para contradizer a introdução de Chronopolis no passado. Após a derrota dos Dragonians, FATE dividiu o Dragon God em seis componentes e engenhou os elementos - relíquias derivadas que podem produzir um efeito natural quando ativadas. FATE também inventou um sistema de manipulação sobre os futuros habitantes da ilha, chamado de Records of Fate (que o jogador usa como save points).
Chronopolis estava em paz até que um garoto chamado Serge foi ferido em Arni. Seu pai, Wazuki, iria leva - lo a Marbule para ser curado, mas como planejado por Belthasar, Schala ouviu os choros de Serge e causou uma tempestade magnética que desativou todas as defesas de Chronopolis e mandou Wazuki e Serge para lá. Contatando ela, Serge comprometeu o Prometheus Circuit, efetivamente desprovendo FATE de acessar sua fonte de poder e forçando ele a ou matar Serge ou tentar tomar seu corpo.
Dragoes
Dinopolis e o Dragon God foram ambos puxados para a Keystone Dimension para contrabalançar a introdução de Chronopolis. Na batalha entre os Dragonians e Chronopolis, o Dragon God foi derrotado.
Quando Chronopolis prevaleceu, FATE tomou o controle e dividiu o Dragon God em seis entidades para exercer um melhor controle sobre El Nido. Como o Dragon God foi capaz de controlar a natureza como um todo, esses dragões, cara um representa uma faceta individual da natureza e foram lhes atribuídas cores. Mesmo sendo controlados por FATE, os Dragões ainda conversavam uns com os outros, esperando por uma chance de contra-atacar o supercomputador.
Os dragões também foram equipados com seis relíquias especiais que foram destinadas por Belthasar para permitir que Serge acesse o Sea of Eden. Por milhares de anos, os dragões dormiram e ficaram inativos. Quando Serge fez contato com a Frozen Flame em Chronopolis após ser levado lá por Wazuki, a tempestade magnética que permitiu sua passagem também desativou os sistemas de defesa de Chronopolis. Os dragões temporariamente se uniram para criar um sétimo dragão, que foi dado a ordem de roubar a Frozen Flame para o Dragon God usar. Eles então voltaram para sua dormência até a hora chegar para permitir o controlador da Frozen Flame e esperançosamente incapacitar FATE, se tornando um de novo.
Sétimo dragão
![]() |
Harle o sétimo dragão |
Quando Serge finalmente chega em Chronopolis, Harle reaparece para previnir Kid de obter a Frozen Flame e permitir o Dragon God consiga tempo o suficiente para se fundir com os outros dragões e clama-la.
Originalmente, os Dragões queriam a Frozen Flame porque ela representava a fonte de poder de um grupo dominante, mas realisticamente, assim que FATE foi tirado do caminho, eles talvez apenas queriam ela pelo seu grande poder. A Frozen Flame poderia ter percorrido um longo caminho em sua vingança contra a humanidade de El Nido.
E como termina a história?
Essa questão ainda está aberta para debates. Assim como Chrono Trigger, Chrono Cross tem múltiplos finais.
No melhor final, Serge separa a Schala de Lavos usando o Chrono Cross e restaura as duas dimensões em uma, Schala retorna Serge a seu lar, notando que ele irá esquecer toda a aventura. Ela então aparentemente recorda a experiência em seu diário, que se encontra em uma escrivaninha onde uma foto de casamento de Kid e Serge aparece.
Seria bem pretensioso assumir que esse é o único final válido porque é o mais positivo, mas eu gostaria de acreditar que Serge e Kid tiveram uma chance real à felicidade, considerando que nenhum dos dois tecnicamente deveria existir.
Gostaria de jogar esse jogo do PS1 no PC, veja nossos tutoriais de como jogar PS1 no PC com os emuladores ePSXe ou Emurayden, dentre outros tutoriais emuladores, aproveite e baixe o seu emulador.
Não tem o jogo? Então visite o Roxroms e veja (clicando aqui), as possibilidades de download ou compra do jogo original caso não tenha.
Chrono Cross está na lista dos melhores jogos do PS1 eleitos por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário